Histórico




PARTIDO TRABALHISTA CRISTÃO-PTC 

Brasil 

O partido PTC, não obstante a nomenclatura, que remete à criação, ou à adesão absoluta de evangélicos, abriga uma nação política de todos os segmentos religiosos. 

O partido foi criado no ano de 1985, após o fim do Regime Militar no Brasil, com a redemocratização, sob o nome de Partido da Juventude - PJ, tendo participado das eleições de 1985, 1986 e 1988, com esta denominação. 

No início de 1989, foi renomeado como Partido da Reconstrução Nacional - PRN, e, desde a sua criação, sempre presidido pelo advogado Daniel Tourinho. 

A bandeira política do partido, sempre foi o liberalismo, sendo visto como um partido de direita ou centro esquerda, no aspecto político, e apoiando o livre comércio. 

Apesar de ser um partido pequeno, em 1989, lançou uma chapa própria às eleições presidenciais diretas e, em atitude arrojada, corajosa, lançou candidatos a Presidente da República e a Vice-Presidente. 

Lançou para Presidente o então ex-governador do estado de Alagoas, Fernando Collor de Mello, e como candidato a Vice-Presidente, Itamar Franco, senador por Minas Gerais. A chapa sagrou-se vitoriosa, mas em 1992 Collor sofreu impeachment, e Itamar Franco, exerceu a Presidência até o ano de 1994, completando assim o mandato presidencial. 

O partido já lançou como candidatos, nomes conhecidos no cenário político brasileiro dentre eles:Hélio Costa, José Carlos Martinez, João Castelo, Renan Calheiros e o advogado Aguiar Júnior, dentre outros. 

No ano de 2000, o partido mudou novamente de nome, para Partido Trabalhista Cristão (PTC). 

A última grande representação do partido foi o ex-Deputado Clodovil, falecido no ano passado e eleito pelo PTC com mais de 500.000 votos. Com a sua morte, assumiu o suplente também do PTC, general (reformado) José Paes de Lira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário